Notícias

Entenda o processo de seleção de novos empreendimentos da Incubadora Municipal Bernardino Zelindo Barbieri

O ingresso de novos empreendimentos na Incubadora Municipal Bernardino Zelindo Barbieri ocorre através de um Processo de Seleção, o qual é dividido em 5 fases:

- Lançamento de Edital de Seleção;

- Elaboração da proposta do empreendimento candidato à incubação;

- Análise da Banca de Avaliação;

- Homologação do resultado;

- Contratação dos empreendimentos melhores classificados.

Sempre que houver espaço disponível na Incubadora Municipal Bernardino Zelindo Barbieri e for interesse do Município de Palotina, serão publicados Editais para Seleção de Novos Empreendimentos.

O Edital contém todas as regras para participação no processo seletivo, número de vagas, documentos solicitados, critérios de avaliação das propostas, minuta do contrato de incubação, dentre outras informações relevantes e necessárias para que o empreendedor possa concorrer a uma vaga na incubadora de empresas.

O Edital em vigência é disponibilizado no site da Incubadora municipal de empresas para download, assim como a relação de documentos exigidos para o processo seletivo, o "Formulário de Recepção de Propostas" e o "Modelo Padronizado de Apresentação Pitch". Tanto no site quanto no próprio Edital estão informações acerca do cronograma das etapas do processo de seleção, inclusive as datas para entrega dos documentos e apresentação do projeto candidato à incubação.

No dia da avaliação cada empreendimento fará uma breve apresentação, a qual será avaliada pela banca juntamente com os documentos enviados. Os empreendimentos serão classificados por ordem decrescente da nota média final e aprovados conforme o número de vagas disponíveis. Aqueles que tiverem nota média final abaixo de 06 (seis) serão automaticamente desclassificados.

O resultado final será homologado via decreto municipal e, a partir dele, serão elaborados os contratos de incubação com os empreendimentos aprovados.

Quem pode participar?

O Programa Municipal de Incubação é voltado ao estimulo do empreendedorismo e inovação, destinado a apoiar empreendimentos com projetos inovadores para o desenvolvimento e fortalecimento de suas atividades, aquecendo a economia local através da geração de emprego e renda, preferencialmente nas seguintes áreas:

a) Agronegócios;

b) Agroalimentar;

c) Proteína animal;

d) Energias renováveis;

e) Metalmecânica.

Serão aceitos projetos tanto de Pessoas Físicas quanto de Pessoas Jurídicas. No caso de um projeto de Pessoa Física ser aprovado para ingressar no programa de incubação o mesmo terá um prazo de 90 (noventa) dias após a homologação do resultado para constituir pessoa jurídica, podendo ser prorrogado a critério do gestor. Caso não seja constituída pessoa jurídica, no prazo estabelecido, o projeto será desligado do programa de incubação.

Qual o prazo de Incubação?

O prazo máximo de permanência, de projetos e de empresas será de 02 (dois) anos, prorrogáveis por igual período, mediante a observância de critérios específicos estabelecidos no regimento interno.

Banco de Oportunidades da Incubadora Municipal de Palotina

“Deseja empreender, mas não sabe por onde começar? Inspire-se através do nosso Banco de Oportunidades!

O Banco de Oportunidades da Incubadora Municipal de Palotina tem por objetivo estimular a criação de projetos e empreendimentos inovadores e alinhados com nosso foco de atuação. Contudo, cabe a você, empreendedor, ampliar a busca por dados e informações complementares sobre as oportunidades de seu interesse que, combinadas com seus conhecimentos, habilidades e competências, elevem a possibilidade de transformar estas oportunidades em produtos, serviços ou empreendimentos viáveis.

Confira:

Banco de Patentes da UFPR (http://www.inovacao.ufpr.br/portal/propriedade-intelectual/propriedadeindustrial/patentes/)

A UFPR é parceria da Incubadora Municipal de Palotina. Acesse o Banco de Patentes da universidade, veja as tecnologias já desenvolvidas e se alguma for do seu interesse, entre em contato com a instituição para ver a possibilidade de exploração ou transferência tecnológica. Um bom negócio pode surgir a partir disso.

Programa Oeste em Desenvolvimento (https://sri.oesteemdesenvolvimento.com.br/)

Acesse o portal do programa, conheça um pouco mais sobre as vocações econômicas do Oeste Paranaense e os desafios de cada setor. Sua solução poderá agregar valor à nossa região. Valorizamos empreendimentos com produtos ou serviços voltados às cadeias produtivas do Agronegócio, Agroalimentar, Proteína animal, Energias renováveis e Metalmecânica.”