• Endereço: imprensa@palotina.pr.gov.br
  • Fone: (44) 3649 - 7800

Notícias

Neste mês as ações preventivas do Novembro Azul visam reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e incentivar os homens a cuidarem da própria saúde.


De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Até o final do ano, a estimativa é que mais de 68 mil casos da doença sejam diagnosticados no Brasil. Apenas no Paraná, dados preliminares mostram 990 mortes causadas por câncer de próstata em 2018. 


Mas não é apenas a prevenção do câncer de próstata que merece atenção da população masculina, os homens precisam cuidar da saúde como um todo, adotando hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e lazer. “O homem não é só próstata. Cuidar da saúde não é apenas se prevenir em relação ao câncer e outras doenças. É também buscar qualidade de vida, para si e para sua família”, ressalta a coordenadora da Atenção Básica, Claudiane Ludtke. 

 

Durante todo o mês, a campanha orienta a população e reforça a importância da realização de exames preventivos. Infelizmente, muitos homens ainda são resistentes na hora de cuidar da própria saúde e não realizam consultas periódicas. Por muito tempo, a simples ideia de realizar um exame de próstata era motivo de piada e, entre alguns homens, continua sendo. Esse comportamento afasta os homens dos consultórios e, muitas vezes, quando eles descobrem a existência do câncer, já é tarde demais para um tratamento efetivo ser realizado. O Câncer de Próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. 

 

A Secretaria de Saúde de Palotina realizará atividades de orientação sobre o câncer de próstata e saúde do homem durante todo o mês de novembro. No dia 24, às 7h30, será realizada a coleta de 150 exames de PSA no laboratório do Posto Central. Para realizar o agendamento procure a Unidade Básica de Saúde do seu Bairro.

 

 

35