Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Medidas corretivas: sistema do gavetário recebe adequações para garantir funcionamento adequado


Secretarias: Gabinete do Vice-Prefeito, Gabinete do Prefeito, Obras
Data de Publicação: 31 de março de 2026

Uma vistoria técnica realizada no Cemitério Municipal apontou falhas na execução do sistema de ventilação, canalização e vedação do gavetário. A partir da constatação, o Município iniciou intervenções corretivas para garantir condições sanitárias no local.

Conforme apurado, as gavetas estavam interligadas por uma única linha de canalização, fazendo com que o sistema de suspiro e de escoamento de líquidos (chorume) não funcionasse de forma individual, como previsto em projeto assim ocasionando mau cheiro e infestação de moscas na abertura de gavetas para novos sepultamentos. A estrutura executada conectava as três gavetas verticais e ainda fazia ligação com o lado oposto do gavetário, quando o correto seria que cada sepultura tivesse tubulações próprias e independentes.

Pelo projeto original, cada gaveta deveria contar com dois canos individuais — um destinado ao suspiro e outro ao escoamento de líquidos — garantindo ventilação adequada por meio do sistema com carvão mineral ativado. No entanto, foi constatado que apenas um cano principal conduzia os gases até a chaminé, número inferior ao necessário para atender todas as sepulturas de forma individualizada.

Outro ponto identificado foi a falta de vedação adequada em determinadas áreas das estruturas laterais. Em locais onde não havia vigas de sustentação, permaneceram frestas entre as chapas e os tijolos, o que evidenciou falhas no acabamento da obra.

Diante disso, em conjunto com o vice-prefeito Luisinho Liell, prefeito em exercício, e o setor de engenharia do município, foram definidas medidas corretivas. Foram instalados tampões nas tubulações de suspiro e de escoamento, além da vedação das frestas com poliuretano (PU), garantindo o isolamento adequado entre as sepulturas.

A solução adotada considerou o funcionamento de sepulturas individuais, nas quais não há interligação de tubulações e o processo ocorre de forma isolada. Para manter o funcionamento adequado do sistema de suspiro das gavetas, foi instalada uma extensão com tubo de aproximadamente 15 centímetros, finalizada com tampão. Desta forma, sempre que necessário, o acesso poderá ser feito com o auxílio de uma haste, sem necessidade de entrada no local, permitindo a abertura para que o sistema opere corretamente.
Também será realizada a substituição do carvão ativado na parte superior. Apenas o escoamento de chorume permanecerá vedado, conforme definido na adequação realizada.
O setor do Meio Ambiente, em conjunto com a Engenharia, acompanhou a situação diante da preocupação com possíveis impactos ambientais. Foi então contratada uma empresa para realizar os reparos e a intervenção necessária, já que o problema vinha causando odor e emissão de gases, além de gerar desconforto para quem circulava nas proximidades, inclusive podendo causar alguma contaminação.
O Município segue acompanhando a situação para assegurar o pleno funcionamento do sistema e a adequação às normas técnicas.


WhatsApp Image 2026-03-31 at 17.01.33.jpeg
WhatsApp Image 2026-03-31 at 17.01.33 (2).jpeg
WhatsApp Image 2026-03-31 at 17.01.33 (1).jpeg
WhatsApp Image 2026-03-31 at 17.01.33 (3).jpeg
WhatsApp Image 2026-03-27 at 12.26.47.png
WhatsApp Image 2026-03-27 at 12.27.16.png
© Copyright 2026 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Bom Principio/RS