Assistência Social - Darcy Gris

29-08-2017 Palotina realizou I Encontro Temático da Política da Mulher

Palotina realizou o 1º Encontro Temático da Política da Mulher nesta terça-feira, dia 29, no Centro de Convivência da Família (Clube do Vovô). O evento reuniu centenas de mulheres de diferentes áreas para debater sobre o papel da mulher na sociedade atual. A partir do projeto de lei Nº 4.579, de autoria do Executivo, foi instituído no dia 31 de julho de 2017, o Conselho e a Política Municipal dos Direitos da Mulher. Também foi estabelecido o cargo de Assessoria de Defesa da Mulher que será de responsabilidade da professora Eleci Donin.

Durante o encontro houve palestras com a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR/Curitiba), Dra. Luciana Panke com o tema “Da violência ao empoderamento feminino – Os caminhos da mudança para as Mulheres”, e a promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná, Dra. Mariana Bazzo que tratou sobre “Gênero, violência contra a mulher e políticas públicas específicas no Estado do Paraná”. Também foi promovido à “Roda de Conversa” sobre os temas propostos, onde se juntaram as palestrantes, a promotora de Justiça da Comarca de Palotina, Dra. Cristiane Aparecida Ramos e a vice-diretora da UFPR/Setor Palotina, Yara Moretto.

Na ocasião do evento, o Município recebeu a unidade móvel do Governo do Estado, denominada “Ônibus Lilás” e a coordenação de política para as mulheres, onde foram realizados atendimentos às mulheres, de forma individual e sigilosa, em especial às vítimas de violência, por uma equipe de profissionais especializados. O ônibus ficará à disposição na Praça Amadeo Piovesan, nesta quarta-feira, dia 30, no horário das 13h às 22h.

Ao término do encontro, foi realizado o ato de Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher que será composto por representantes dos governos municipal, estadual e federal; e sociedade civil organizada.

O 1º Encontro Temático da Política da Mulher contou com a presença do prefeito Jucenir Stentzler; vice-prefeito Chico Brum; presidente da Câmara de Vereadores Elias Naor e os vereadores: Rose Delai, Gilmar Hinkel, Marcos Heuert e Wesley Freitas; do delegado da Polícia Civil Ezequias Cavalcante; secretários municipais: Darcy Gris (Assistência Social), Lara Biezus (Indústria, Comércio e Turismo), Judith Sendtko (Educação e Cultura) e Sergio Formigheri (Esportes); e a coordenadora da Agência do Trabalhador Regina Stefanello.