Educação e Cultura - Judith Sendtko

09-05-2018 Prefeitura de Palotina investe na aquisição de alimentos da agricultura familiar

A Prefeitura de Palotina, por meio da Secretaria de Educação e Cultura realizou a assinatura dos convênios visando à compra de produtos de produtores do Município para a merenda escolar na rede municipal de ensino. A celebração dos convênios aconteceu na última quinta-feira, dia 3, no gabinete do Paço Municipal. A Lei 11.947/2009 estabelece que do total dos recursos repassados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), no mínimo 30% sejam utilizados para a aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar. Em 2017 foram adquiridos cerca de 40% destes produtos.

Os convênios foram celebrados com 13 fornecedores, sendo um total de 27 produtos disponibilizados para as cantinas das escolas municipais. Um investimento que ultrapassa o valor de R$ 200 mil. Com o incentivo proporcionado pela prefeitura, os produtores tem a garantia que terão seus produtos consumidos, pois este é um auxilio a mais na geração de renda das famílias que vivem da agricultura familiar. “Essa é uma época de muito calor, não se consegue muita produtividade. A merenda escolar auxilia na economia, pois há uma garantia”, destaca o produtor de hortaliças, Mauro Barbosa, que assim como Clair Ritter fornecem produtos orgânicos para as escolas.

De acordo com as nutricionistas do Município, Daniela Nava e Solange Breitenbach, este ano foi incrementado novos produtos como o feijão, milho verde e filé de tilápia com o objetivo para aumentar a variedade de alimentos oferecidos aos alunos, proporcionando uma alimentação nutritiva.

Para Vanessa Brandão Zanotelli Habonski, que produz e entrega bolachas caseiras, está é uma forma de gerar renda para a sua família e realizar investimentos em equipamentos e utensílios para o desenvolvimento dos produtos. “Trabalho apenas para fornecer estes alimentos para a merenda escolar”, disse.

A assinatura dos contratos contou com a presença do prefeito Jucenir Stentzler, do vice-prefeito Idenir Pedrinho Brum; da secretária de Educação e Cultura, Judith Sendtko; e dos representantes da EMATER, Eduardo Wammes e Anderson Gris.


© 2015 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Azz Agência