Notícias

09-07-2018 Saúde realiza campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais

O dia 28 de Julho foi instituído pela Organização Mundial da Saúde, como o dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. A data foi criada com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção da doença e estimular a procura pelo diagnóstico precoce.

Com alto poder infectante e que acomete diretamente o fígado, as hepatites virais são consideradas um grave problema de saúde pública em todo o mundo tendo em vista que quando não diagnosticados precocemente podem levar a graves complicações como cirrose ou câncer hepático.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maristela Barbieri ressalta que a região oeste do Paraná, em especial Palotina, possui uma alta incidência de casos de Hepatite B e C, sendo necessário informar a população sobre este agravo e aumentar a oferta de exames para diagnóstico precoce da doença evitando complicações para o paciente.

A transmissão da Hepatite C ocorre através do compartilhamento de objetos de uso pessoal como laminas de barbear ou depilar, escova de dente, alicate de unha, através da confecção de tatuagens, colocação de piercing entre outros. O vírus da Hepatite B além das formas de contágio já mencionados ainda pode ser transmitido pela relação sexual desprotegida (sem uso do preservativo), da mãe portadora para o feto durante a gravidez, parto ou amamentação.

Considerando que na grande maioria dos casos a pessoa portadora de hepatite não apresenta sintomas, o diagnóstico da doença se dá somente por meio da realização de exames laboratoriais. Neste sentido a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando uma campanha através da realização de testes para Hepatite B e C, nos postos de saúde nas seguintes datas:

Santa Terezinha -13/07 - 17h
São Camilo - 17/07 - 17h
Centro de Saúde - 19/07 - 17h
Osvaldo Cruz - 02/08 - 17h

É importante ressaltar que os exames deverão ser agendados com antecedência e somente serão realizados mediante a apresentação de documento com foto. Procure o posto de saúde mais próximo de sua casa. Fique sabendo, faça o teste!




© 2015 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Azz Agência