Notícias

05-06-2018 Programa Hiperdia é realizado no Bairro Cohapar

O Programa Hiperdia tem por objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos, a fim de que através do cuidado especial, se torne possível fazer um controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

Esse programa permite gerar informação para aquisição e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática para todos os pacientes cadastrados.

Conforme explica a coordenadora da Unidade Básica de Saúde do Cohapar, a enfermeira Claudiane Ludtke, o programa será realizado a cada dois meses no pavilhão da comunidade, onde em parceria com o NASF serão realizadas palestras educativas, orientações farmacêuticas, nutricionais e de enfermagem que são indispensáveis para o tratamento e a melhora de qualidade de vida desses pacientes. “Também teremos sempre o acompanhamento do médico da unidade, neste dia o mesmo realizará renovação das receitas e orientações individualizadas”, destaca.

“Os indicadores de hipertensão e diabetes em nossa unidade estão muito elevados e com o aumento da longevidade a tendência é esse número ser cada vez maior”, acrescenta.

Portanto, é preciso parar e pensar em novas estratégias para alcançar essa população. “A ideia da equipe da UBS Cohapar é aumentar o vínculo com a comunidade saindo de dentro dos consultórios como de costume. Observamos que apenas consultas médicas e medicamentos não estão surtindo efeito, deste modo, conhecendo melhor a realidade vivenciada por essa população, hábitos e costumes, poderemos realizar ações mais efetivas e assim prevenir doenças mais graves com infarto, acidente vascular cerebral entre outros que são extremamente caros para o sistema de saúde”, finaliza a enfermeira.


© 2015 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Azz Agência