Notícias

08-02-2018 Palotina recolhe 63.285 materiais recicláveis com a campanha “Volta às aulas sem Dengue”

A campanha “Volta às aulas sem Dengue” desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Palotina foi um sucesso. Milhares de materiais reciclados foram retirados das ruas, praças, quintais e terrenos baldios, sendo trocados por vale pontos que puderam ser substituídos por materiais escolares. Organizada pelo setor de Endemias, a campanha teve início no dia 22 de janeiro. Os reciclados coletados foram levados até a sede, onde foram contabilizados pelos agentes que distribuíram os pontos aos munícipes.

Posteriormente, o material arrecadado foi recolhido pela Associação de Agentes Ambientais Palotina Preserva (Apava) e levado até a Central de Triagem. Na quarta-feira, dia 7, na Praça Amadeo Piovesan, durante a Feira do Produtor, os pontos puderam ser trocados por diversos produtos escolares, entre eles: cadernos, lápis de cor, caneta, cola, giz de cera, tinta guache e massa de modelar.

Segundo a coordenadora de Endemias, Terezinha Duarte, o volume arrecadado em 2018 foi superior ao do ano passado. “Essa é uma ação que deve ser realizada constantemente para evitar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti”, destaca.

Cada item recolhido e entregue na Sala da Dengue teve o valor de um ponto. No total foram retirados das ruas do Município 63.285 materiais que poderão ser reutilizados. Os agentes de endemias destacaram que os materiais que teve maior volume foram às garrafas long neck, seguindo por embalagens de produtos de limpeza.

A iniciativa contribui para evitar uma nova epidemia de Dengue em Palotina. Dessa forma, é possível eliminar recipientes que possam acumular água parada e que sirva de criadouro do mosquito, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.


© 2015 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Azz Agência