Notícias

08-01-2018 Grupo de tabagismo auxilia quem deseja parar de fumar

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde como a principal causa evitável de morte. Você provavelmente conhece os malefícios à saúde causados pelo uso dos derivamos do tabaco. Lembre-se de que não é apenas o câncer de pulmão, mas vários outros cânceres, além de enfisema, infarto do miocárdio, bronquite crônica, sinusite, derrame cerebral e envelhecimento prematuro da pele, que são também causados ou agravados pelo tabagismo, mas sim, inúmeras outras doenças.

O monóxido de carbono (CO), presente na fumaça do cigarro, não permite que a qualidade adequada de oxigênio alcance os tecidos dos órgãos de seu corpo. Ninguém está imune aos efeitos danosos do monóxido de carbono, que priva o coração do oxigênio necessário ao seu bom funcionamento, levando ao infarto do miocárdio. Na gestante, diminui o oxigênio que chega ao bebê, trazendo problemas ao seu desenvolvimento.

A nicotina, por sua vez, diminui o calibre dos vasos sanguíneos, dificultando a circulação do sangue pelo corpo. Como um estimulante, a nicotina causa aumento da ansiedade em pessoas predispostas. Ela é a substância do cigarro responsável pela dependência química.

O tabagismo é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental.

Preocupada com a saúde da população, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) está com inscrições abertas para o Grupo de Apoio ao Tabagista, coordenado por um médico com auxílio da equipe multiprofissional do NASF.

Este programa é oferecido pelo Governo Federal em parceria com o Instituto Nacional do Câncer – INCA.

Se você deseja parar de fumar, faça já sua inscrição no NASF, situado à Rua Aldir Pedron, 548. T ire suas dúvidas pelo telefone (44) 3649-1399.


© 2015 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Azz Agência