Notícias

11-06-2018 Cuidados com saúde do homem é uma ação desenvolvida na UBS Cohapar


Historicamente tanto o planejamento reprodutivo quanto as ações em saúde voltadas ao momento da gestação, parto e puerpério foram pensadas e direcionadas às mulheres e as gestantes enfocando sempre a binômia mãe e filho.

No entanto, um movimento crescente observado no Brasil e também em outros países do mundo tem defendido que os homens podem e devem ser envolvidos integramente em tudo que diz respeito à tomada de decisão reprodutiva, desde a escolha de ser pai à participação solidária na gestação, no parto e no cuidado e na educação das crianças.

Neste contexto, o pré-natal do homem propõe-se a ser a porta de entrada aos serviços ofertados na atenção básica em saúde. Conforme explica a coordenadora da UBS Cohapar, Claudiane Ludtke, alguns serviços já são oferecidos em Palotina ao parceiro durante o pré-natal como os testes rápidos para detecção das DSTS.

O pré-natal do parceiro pode constituir-se de uma porta de entrada positiva para os homens nos serviços de saúde aproveitando sua presença nas consultas relacionadas à gestação para ofertar exames de rotina e testes rápidos, também atualizando a situação vacinal do parceiro, visto que a vacinação é a medida eficaz para a prevenção de doenças que podem ser prevenidas.

Sabe-se que a maioria da população que procura as unidades básicas para o cuidado da família são as mulheres. “Implementando as ações do pré-natal do homem poderemos prevenir muitas doenças, pois dentre as ações que realizaremos estão os seguintes procedimentos: exames de glicemia, colesterol, aferição da pressão, calculo do IMC, testes rápidos e também a realizaremos a atualização vacinal. Nosso intuito com a implementação desse projeto, que na verdade já existe, é melhorar os indicadores de saúde da população masculina em nosso território de atuação”, finaliza a enfermeira Claudiane Ludtke.




Fonte: Assessoria de Comunicação Palotina com Claudiane Ludtke


© 2015 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Azz Agência